domingo, 26 de abril de 2015

Os Benefícios de fazer Prostrações - Por Kyabje Lama Zopa Rinpoche no Instituto Lama Tzong Khapa, Itália.


Benefícios Gerais  

Um dos benefícios gerais das prostrações é que, no futuro, você vai conseguir um bom renascimento com um corpo perfeito, na cor dourada como santo o corpo de Buda, com uma bela forma e faculdades sensoriais completas. Ter um corpo bonito atrai muitos seres sencientes. Inspira-se os seres sencientes, centenas, milhares, centenas de milhares, milhões de seres sencientes. Então, porque eles gostam de você, se você disser algo ou explicar algo fácil para eles para ouvir e fazer, é muito fácil para trazê-los para o Dharma, o caminho para a iluminação, o caminho inequívoco para a felicidade.

Você vai ter uma voz muito doce. Há cantores cujas vozes atraem muitos milhões de pessoas. Por ter essa qualidade, você é facilmente capaz de beneficiar os outros e ajudar os seres sencientes. Porque eles o ouvirão, será fácil para que você possa levá-los para a iluminação.

Algumas pessoas não podem se comunicar; eles não têm coragem de falar, ou seu discurso não tem poder por isso que as pessoas não ouvi-os. Mas outra pessoa pode falar sobre o mesmo assunto, e da forma como a pessoa fala o torna muito fácil de ouvir. Eles podem dar uma ajuda a outros, porque as pessoas prestam atenção.

Você não vai ser tímido para fazer as coisas em público; se você não é tímido, você é capaz de conduzir os seres sencientes. O tibetano é “lha mi ga”; isso significa que devas e seres humanos estão felizes com você, onde quer que esteja, onde quer que vá.

Você vai aparecer muito glorioso, como Sua Santidade o Dalai Lama ou Sua Santidade Ling Rinpoche. Sua Santidade Ling Rinpoche apareceu muito radiante e glorioso, muito especial entre os seres humanos. Mesmo que ele tendo um corpo humano como o nosso, havia algo especial, algo glorificado. Mesmo no Ocidente, há algumas, pessoas de bom coração calorosas que, mesmo só de olhar para eles, você vê que elas são muito genuínas e sinceras. De alguma forma, eles parecem diferentes quando eles estão, entre outros; você vê algo brilhante e glorificado.

Você vai ser sempre acompanhado por budas e bodhisattvas. Se você deseja ser sempre acompanhado por budas e bodhisattvas, você deve fazer prostrações! O maior número possível!

Você terá uma grande riqueza e prazer. Prostrações criar uma quantidade inacreditável de mérito. Os resultados de nossas ações virtuosas não tem que ser apenas em vidas futuras; alguns dos resultados podem ser experimentados na vida atual. Isso porque neste continente sul, onde vivemos, qualquer que seja o karma que criamos no início de nossa vida é tão poderoso, que é experimentado na parte posterior da mesma vida. Quer se trate de karma negativo ou bom karma, você pode experimentar o resultado na parte final desta mesma vida.

Você vai ganhar um renascimento superior como um deva ou humano. Além disso, você vai conseguir o estado sem sofrimento, a libertação do samsara. Cada vez que você faz prostração, cada vez que você colocar as palmas das mãos para uma estátua de Buda, uma imagem de Buda e os cinco membros ou de corpo inteiro ou qualquer outra tipo, até mesmo com uma mão, mesmo que você tenha acabado de se curvar em respeito isso imediatamente torna-se a causa da iluminação. Então eu acho que esse benefício deve incluir a iluminação, não apenas a libertação inferior, mas também a grande libertação, a iluminação. (...) Qualquer tipo de prostração tem este benefício.

Os Dez Benefícios

Quando você coloca as palmas das mãos para uma estátua de Buda, uma imagem de Buda, ou sempre que você ver um objeto sagrado, você terá imediatamente dez benefícios:

1. Você vai conseguir renascimento na família do rei. Se você renascerá na família do rei, você terá riqueza e poder, e você pode se tornar rei. Se você fosse um rei, você teria uma grande influência para beneficiar muitos seres sencientes. Você poderia fazer caridade com sua riqueza para muitos seres sencientes e aqueles seres iriam ouvir o que você diz. Desta forma, você poderia ajudar muitos seres a atender o Dharma. Você poderia ensinar-lhes o caminho certo para a prática, e que abandonem as coisas erradas que estam a eles e a outros seres sencientes prejudicando. Você poderia ensinar-lhes a sabedoria correta.

(...)

No Nepal, há uma lama Nyingma, Urgyen Tulku Rinpoche, que vive perto de Bouddha. Há um monastério muito grande lá. Tulku Urgyen faleceu. Eu acho que ele foi considerado como Padmasambhava ou algo parecido. De qualquer forma, ele era um lama casado com a mãe da sabedoria. Ele tinha alguns filhos, acho que quatro ou cinco, e cada um foi um lama encarnado. O filho mais velho também tem um filho que é um lama encarnado. Ouvi dizer que algums outros lamas chamam esta família de uma "fábrica de lamas." Eu acho que talvez fosse uma família especial; o pai e a mãe foram ambos especiais. Eu acho que os pensamentos da mãe eram sempre sobre a impermanência e de renúncia, e ela não tinha medo. Suas mentes não eram pessoas comuns, sempre à procura de prazer samsarico, preso em prazer samsarico. Eles não eram assim.

No Ocidente, se os filhos gerados sem escolha ou os pais propositadamente planejaram-os, torna-se um grande problema se não houver sabedoria de como orientar a criança. Há muita infelicidade na vida dos pais e na vida das crianças. Em vez de se tornar benéfico para a sociedade, para a humanidade, para os seres sencientes, pois não beneficiam ninguém.

Há um problema semelhante em escolas, devido à falta de sabedoria real. Isso também torna-se um problema enorme. Há muita violência e conduta errada, que destrói a vida das crianças. Em seguida, eles tornam-se difíceis de controlar.

De qualquer forma, se você está renascendo na família de um rei, as pessoas no país irão ouvir você. Você pode abrir seus olhos da sabedoria, ensinar-lhes o que deve ser praticado e que deve ser abandonado, o que é prejudicial para os outros e para si mesmos, e que é benéfico para os outros e para si mesmos. Você pode trazê-los para o método correto para alcançar a felicidade, mesmo temporária, (...) Esse é o primeiro benefício de fazer prostrações.

2. (...) Isso significa que você terá um corpo perfeito com faculdades dos sentidos completas, como mencionei antes. Se você tem um corpo perfeito, não há obstáculos para o Dharma você deseja praticar, como tomar os votos, tendo ordenação. Um corpo perfeito permite que você faça isso.

3. Todas as pessoas que o rodeia, empregadas domésticas ou empregados, as pessoas no escritório ou de sua família, seram gentis com voçe. Suas mentes serão harmonizadas com a sua, então não haverá nenhuma luta ou dificuldades, e eles vão fazer exatamente o que você gosta de acordo com seus desejos. Portanto, sua prática de beneficiar outros seres sencientes se torna ainda mais benéfica, porque você tem a ajuda e apoio de pessoas ao seu redor.



4. Você será capaz de fazer ofertas extensas para o Guru, Buda, Dharma e Sangha.

5. Você receberá respeito e serviço de outros.

6. Você vai poder ouvir extensivamente o Dharma.

7. Você terá grande devoção. Prostrações nos levar a alcançar devoção. Sem devoção ao Guru, sem fé, você não pode receber as bênçãos do Guru. Portanto, você não pode conseguir as realizações do caminho para a iluminação. Sem devoção ás três jóias, você não pode alcançar suas qualidades dentro de si, as qualidades de Buda, as qualidades do Dharma, e as qualidades da Sangha. Estar sem fé é como um veículo sem combustível incapaz de funcionar; ou como se tudo em uma cidade não está funcionando e, em seguida, entraem colapso quando não há energia elétrica. Devoção é uma base extremamente importante.

8. Você vai ter uma memória muito boa e uma mente clara. Se você quer uma boa memória, isso significa fazer um monte de prostrações! Se você não quer se tornar deficiente mental ou sofrer de Alzheimer, faça um monte de prostrações.

9. Você vai conseguir grande sabedoria.

10. Você vai conseguir realizações extensas, todo o caminho até à iluminação. Você vai conseguir a completa qualidade, perfeita de cessação, a qualidade perfeita de realização. (...). No caso do Mahayana, você será capaz de abandonar completamente o sofrimento do renascimento, velhice, doença e morte. No caso do mais alto Tantra, a luz clara do significado(...)

As Oito Benefícios

1. Você vai ter um corpo bonito.

2. Aqueles em torno de você, da sua família ou escritório, serão harmoniosos com as suas necessidades, para que melhor possa ajudar os outros. Você vai viver em harmonia e ser bem sucedido.

3. Você será capaz de viver em pura moralidade. Isto é muito importante. Sem a base de viver em pura moralidade, não é possível alcançar a meditação perfeita. A causa mais importante para alcançar shamatha, a permanência calma, é pura moralidade. Esse é o fundamento; é o preliminar. Se você não está vivendo na moral pura, então é difícil de alcançar realização de shamatha. (...)

Se você praticar a moral pura, tudo o resto é fácil de conseguir: a renúncia do samsara, bodhicitta, o vazio. Tudo é muito fácil se você manter a mente virtuosa.

4. Você terá devoção.

5. Você vai conseguir uma mente brava de coragem para praticar o Dharma e trabalhando para os outros seres sencientes, uma mente valente em enfrentar os delírios.

6. Você vai renascer como um deva ou humano.

7. Você vai conseguir o caminho exaltado.

8. Você vai atingir a iluminação.

Tudo isso vem de apenas colocar as palmas das mãos, sem dúvida fazendo prostrações completaa ou com os cinco membros(ajoelhando-se). No minuto que você coloca as palmas das mãos em frente a uma estátua, stupa ou escritura de Buda, você tem esses benefícios. Assim, sempre que você vê um objeto sagrado, use as palmas das mãos como assim para prostrar.

(...)

Assim, cada vez que você ver uma estupa ou uma imagem de Buda, uma estátua de Buda ou um texto, no minuto em que você colocar as palmas das mãos você conseguir tudo isse benefício incrível. (...)

(...)

Há tanta esperança em nossas vidas. Nossas vidas são tão cheias de oportunidades. É tão fácil de purificar, tão fácil de se tornar livre do samsara e atingir a iluminação. Mesmo com apenas prostração, podemos alcançar tudo isso.

texto editado por Ser Búdico

Nenhum comentário:

Postar um comentário